Sistemas de Detecção De Metais

Tecnologia existente a mais de 100 anos, o detector de metais, é o conjunto de componentes mínimos necessários para que qualquer tipo de equipamento possa identificar objetos metálicos com precisão. Normalmente formados por duas antenas e um gabinete central de processamento.

Seus sensores (antenas), repetitivamente campo portaltransmitem pulsos de energia eletromagnética, ou seja, campos eletromagnéticos de baixa intensidade. Um de seus sensores é denominado de transmissor (TX), gerador do campo eletromagnético e o outro de receptor (RX) que recebe as informações sobre este campo.

No caso da passagem de um objeto metálico através das antenas, uma alteração no sinal recebido pela RX é ocasionado. Esta alteração é interpretada digitalmente ou analogicamente  pelo circuito localizado no interior do gabinete, efetuando uma detecção.

Falando de forma geral, podemos encontrar no mercado sistemas de diversos tipos, tecnologias e com diferentes funcionalidades.

Digital ou Analógico

Assim como as TVs, o detector também possui dois formatos de visualização dos sinais. O analógico, apresenta uma confiabilidade menor, como o sinal não é filtrado, o detector pode “ver” informações erradas e ocasionar detecções falsas.

Já o sistema digital, transforma o sinal em números, símbolos ou cálculos. Este sistema aumenta a “resolução” do detector, assim como na TV digital a qualidade e confiabilidade é muito maior.

Analise de Sinal (DSP)

APRESENTACAO BB INOVACAO PGDM DT8N1 GT.pptx

Além de ser digital, um sistema de detecção pode ainda analisar o sinal em tempo real e, através de um algoritmo pré definido ou auto-aprendizagem, eliminar fontes de alarmes falsos.

Zonas de Detecção

8 zonas

A abertura de passagem de indivíduos através do detector de metais pode ser dividida em áreas, normalmente horizontais, que auxiliam o responsável da segurança a ser assertivos na busca com o detector manual ou orientação do passante, os modelos Insetec, possuem 3 (3DZ) ou 8 (8DZ) zonas horizontais.

Capacidade de Detecção

A capacidade de detecção de objetos metálicos por um detector, ou seja, sua capacidade de identificar metais com a passagem de metais pelo seus sensores varia de acordo com o sistema de detecção utilizado e seu tipo mecânico.

Os detectores de metais do tipo portal, por não possuirem partes móveis em sua estrutura mecânica, normalmente detectam objetos menores. Portas giratórias, eclusas manuais e eclusas automáticas, possuem todo um sistema de mecanismos casados ao detector, o que muitas vezes reduz sua performance para objetos pequenos.

Resumidamente, os detectores de metais do tipo portal são recomendados para aplicações de prevenção de furtos e ambientes com restrições de laminas pequenas e médias. Os detectores de metais do tipo porta giratória, eclusa manual e eclusa automática, são utilizados principalmente para prevenção de assaltos, ambientes em que se deseja automatizar o bloqueio de pessoas mal intencionadas, evitando o risco de delitos.

Em detectores de metais mais modernos, é possível priorizar o tipo de metal que se deseja detectar, esta tecnologia é chamada de discriminação de metais. Na prática, quando configurado para eliminar metais não ferrosos,  diminui a incidência de detecções ocasionadas por objetos pessoais tais como fivelas de cinto, moedas, chaves, óculos, brincos e até mesmo celulares.

Tipo Mecânico

Portas Giratórias, Eclusas Manuais e Automáticas

Sistema de Detecção

SC8DZ MS e SC3DZ MS

Detecção Metais Ferrosos

icons8-gun-100icons8-army-knife-100icons8-wrench-100 (1)

Detecção Metais Não-Ferrosos

icons8-blackberry-100 icons8-camera-100 icons8-hdd-100

Observação

O Detector permite priorizar a detecção de um tipo de metal (Ferrosos ou Não-Ferrosos) e também ambos na mesma proporção

Tipo Mecânico

Portais

Sistema de Detecção

SB8DZ MS

Detecção Metais Ferrosos

icons8-blade-100icons8-stanley-knife-100icons8-swiss-army-knife-100

Detecção Metais Não-Ferrosos

 icons8-bullet-100icons8-electronics-100icons8-usb-memory-stick-100

Observação

O Detector permite priorizar a detecção de um tipo de metal (Ferrosos ou Não-Ferrosos) e também ambos na mesma proporção