Torniquete é um mecanismo que permite um local ter o controle da entrada e saída de pessoas. A maioria dos torniquetes consiste em um eixo central com três ou quatro braços que giram em torno de uma estrutura de proteção cilíndrica, esses braços permitem o controle da entrada e saída de indivíduos através de um mecanismo e uma parte eletrônica de controle.

Para passar por um torniquete, provavelmente será necessário apresentar uma identificação ou pagamento. Alguns simplesmente fazem a contagem das pessoas que passam por ele.

Torniquetes proporcionam segurança, controle de multidões, prevenção de perdas e controle de acesso ao estabelecimento.

Lugares que normalmente utilizam torniquetes inclue m parques, transportes públicos, aeroportos, indústrias e prédios comerciais.

O design do torniquete permite que somente uma pessoa de cada vez passe por ele. Historicamente a primeira aplicação de um torniquete foi em fazendas com o objetivo de evitar a passagem de animais pelas cercas, porém permitir que os fazendeiros passassem livremente por ela.

Outro uso do torniquete é manter o trafego de pedestres em uma só direção. A maioria dos torniquetes atuais possui giro mecânico e pode ser ajustado para funcionar em uma só direção ou em duas. O modulo que permite ou não a passagem normalmente é eletrônico com sensores RFID, leitores de código de barras ou outros. Se o módulo não autoriza a identificação o tíquete emite um alarme audível.

Torniquetes estão disponíveis em diversos tipos de acabamento como aço carbono, inox e vidro, diversas formas de braços giratórios, cores e modelos para as mais diversas situações como alta segurança e ambientes externos.

Conheça nossa linha de torniquetes HTBody…